Home » Educação

Gestão escolar democrática o que é

A Gestão escolar democrática acontece com a real participação de professores, dos alunos, de suas famílias e comunidade.

Gestão democrática da educação

No contexto Educacional atual, há várias formas de se fazer educação, após a aprovação da reformulação da Lei de Diretrizes e Bases (L.D.B) 9394/96, em 2013, em que as Políticas Públicas Educacionais tornam a democratização do Ensino algo vital para a sobrevivência dos ambientes escolares, juntamente com o ensino fundamental de nove anos.

Estas transformações visam levar o Ensino e o Conhecimento de forma efetiva e democrática para todos, já que a criança se apresenta a escola um ano antes, do modelo de séries para que haja adaptação e integração da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, em um currículo democrático e humanizado através da Gestão Democrática.

Definição de Gestão Escolar Democrática

A nomenclatura Gestão provém de uma vertente crítica democrática, em que o papel centralizado em uma pessoa sendo esta o diretor, transforma-se em uma equipe de gestores (Coordenador Pedagógico, Pedagogo e Gestor) para que as decisões sejam tomadas em conjunto, sem a última palavra de ordem, extinguindo assim o antigo modelo educacional Positivista, com a produção de aprendizado padrão.

Humanizando a Gestão das escolas, sendo estas públicas ou privadas para que a solução de problemas educacionais sejam tratados como algo necessário e natural para a contribuição do ensino democrático, voltado para a inclusão social, planejamento estratégico aliado à práxis educativa.

Gestão Escolar Democrática Participativa

gestão democrática

A Gestão Participativa acontece com a real participação do corpo docente (professores) e discentes (alunos), das famílias e comunidade.

Eleição para novos gestores, grêmio estudantil, grupos específicos para efetivação de projetos com diferencial de aprendizagem interdisciplinar e multidisciplinar, são intervenções que compõe uma realidade escolar plena, com  momentos culturais, jogos interclasses, festas comemorativas, juntamente com projetos a serem executados em prol da comunidade aliada a aprendizagem individual dos alunos, favorecendo a escola numa prática educacional plena.

Gestão Escolar Democrática Concepções e Vivências

Gestão Escolar Democrática Participativa

Temos como principais concepções a busca de um ensino de qualidade para a promoção da cidadania, e um currículo adaptado à realidade, juntamente com um Projeto Político Pedagógico criado e executado por uma gestão significativa e participativa. Outro fator para uma concepção positiva seria reuniões regulares para relatos do que funcionou e o que necessita ser melhorado  e replanejado.

Com a vivência em concepções diversas de ensino, é necessário que haja programas de capacitação de docentes e formação continuada, para que não seja contraditório o que se busca em um cenário educacional, a evolução do individuo através da Educação.

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 28/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • jose neros

    28/10/15

    Desde que a equipe gestora não seja um grupo com tendencia partidária, e querer colocar suas idéias nas cabeças dos alunos. não quero uma juventude hitlerista nas escolas. quero uma juventude democrática, com liberdade de expressão, liberdade de vida, com respeito aos seus semelhantes e amor ao país brasil!!
    responder

Comentar