Falta de Ar o Que Pode Ser

A falta de ar muitas vezes é sinônimo de pânico para algumas pessoas, mas é justamente ai que devemos ter calma para analisar o problema.

Não há nada pior do que poder sentir aquela falta de ar incômoda que muitas vezes temos em determinadas situações, assim, se tratando do que nós temos em comum nestes segmentos, entender um pouco mais o que estes sintomas trazem é realmente importante, uma vez que a falta de ar possa gerar graves consequências.

Há diversas maneiras de saber o que pode ser falta de ar, por isso, a melhor coisa é contar sempre com informações médicas e cautelas na hora de afirmar sobre casos mais graves, afinal, há sempre uma possibilidade de reverter a situação.

Falta de Ar o Que Pode Ser

Entendendo o Problema

“Dispnéia” é o nome utilizado por todos os médicos para se referirem à falta de ar ou então ao possível encurtamento da respiração, assim, a pessoa afetada possui a sensação de não conseguir puxar mais ar do ambiente, consequentemente, tendo aquela agonia natural e não conseguindo respirar profundamente. Além disto, esta pessoa pode sentir dificuldade não só de inspirar o ar, mas também de expirá-lo.

Este tipo de problema pode ser decorrente de diversos fatores, no entanto, há normalidades e anormalidades na hora de sentir estes sintomas. Por exemplo: Se você está fazendo exercício do qual o corpo é exigido de maneira brusca, obviamente que irá te faltar ar, mas a recuperação é rápida, isto é um caso normal. Já quando o indivíduo sente falta de ar repentinamente, às vezes no meio do sono, acaba sendo algo anormal, necessitando de tratamentos médicos especializados.

O Sinal da Falta de Ar

Para que esta sensação seja sentida é necessário que a pessoa possua um sistema neurológico em bom funcionamento, de modo que os nervos sejam capazes de enviar o “sinal” de falta de ar para a medula espinhal, então, esta informação é levada até seu cérebro até onde é percebida exercendo uma reação imediata.

Isto tudo pode ser preocupante e desesperador em alguns casos, mas é sempre bom ter um acompanhamento médico próximo de quem já tem histórico relacionado às estes diversos tis de problemas convencionais.Falta de Ar o Que Pode Ser

Possíveis Doenças que Causam Falta de Ar

Asma, exacerbação da bronquite crônica, edema pulmonar (por causa do coração fraco), ferimentos internos no tórax, derrame pleural (“água na pleura”), pneumotórax, sangramento súbito volumoso, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar ou bronquite crônica), fibrose (“endurecimento”) dos pulmões, insuficiência do coração, anemia grave, câncer de pulmão.

Como Tratar?

É importante que haja um tratamento médico para todos os casos, seja um caso de doença genética ou algo bacteriano, pois, é de suma importância contar com os medicamentos e fisioterapias pulmonares para isto.

Como Evitar?

Se for algo natural, não há como evitar, no entanto, se for causas de tempos atuais, você deve evitar friagens, contato com fumaças toxicas, exercícios com respirações desreguladas, entre outros fatores.

Publicado por Camila Vieira
Revisado em 10/03/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar