Deficientes físicos podem dirigir?

Hoje em dia a sociedade busca sempre facilitar a inclusão de todos os tipos de pessoas, independente de suas cores ou capacidades físicas.

A deficiência física é algo que mexe com as estruturas de milhares de pessoas e de famílias, pois, ela é responsável por acabar modificando alguns planos para o futuro e até mesmo o acesso direto à determinados setores de nossa sociedade. O preconceito ainda existe, no entanto, há tópicos exclusivos que devemos estudar e saber se pode ou não acontecer.

Por isso, saber se os deficientes físicos podem dirigir é algo fundamental no dia a dia das pessoas, pois, esta inclusão na sociedade deve se fazer valida para todos os tipos de pessoas, principalmente para estas que, em algumas ações, se tornam incapazes de realizar. É fundamental saber mais sobre este assunto polemico e duvidoso.

Deficientes físicos podem dirigir?

A Carteira de Habilitação Especial

A pergunta: “Deficientes Físicos podem Dirigir?”. A Reposta: “Sim”. No entanto, as condições podem vir a seguir.

Um deficiente físico tem o direito pleno de dirigir, porém, ao contrário do que pensam, esta permissão para dirigir não dada como para qualquer pessoa que tenha passado em seu exame médico e psicotécnico, este tipo de habilitação é dada como diferenciada até mesmo por serem pessoas consideravelmente diferenciadas, obviamente que por falta de opção.

O deficiente físico tem o direito de tirar a sua CNH Especial (Carteira Nacional de Habilitação), para isto, ele deverá passar exatamente por todas as mesmas etapas que um condutor de CNH considerado normal passa. Os processos são:

Deficientes físicos podem dirigir?

1- Exame Médico.
2- Exame Psicotécnico.
3- Aulas Teóricas + Prova.
4- Aulas Práticas + Provas.

No entanto, no tópico “Exame Médico”, a diferença se faz presente, pois, uma junta de médicos deverá avaliar a extensão da deficiência da pessoa e se, de fato, ela possui condições de dirigir um veículo especial.

Isenção de Impostos

Todo este procedimento fez com que o governo brasileiro sentisse-se na obrigação de isentar os deficientes de determinados impostos ao longo de suas vidas de condutores. Assim, o deficiente físico deverá procurar uma clinica credenciada especial para deficientes no exame médico e psicotécnico.

Depois de obter seus resultados, este mesmo deverá se matricular em um curso de CFC especial para este tipo de habilitação, então, depois de passar por todos os procedimentos, os impostos poderão ser considerados como isentos. Lembre-se de levar o laudo consigo para comprovar o motivo de sua isenção.

Deficientes físicos podem dirigir?

Alteração da CNH

Caso aconteça de esta deficiência venha a aparecer depois de já se obter uma CNH normal, o mesmo deverá comparecer a um novo exame médico e prático para poder ser reavaliado e, só então, se tornar apto aos novos métodos de direção que lhe serão encaminhados.

Quem Pode Obter esta Habilitação Especial?

De acordo com Maria Luisa de Silva Aguiar, responsável pelo setor de Habilitação Especial do DETRAN-SP, pessoas com paralisia, membros amputados, pessoas de idade mais avançada e até mesmo vitimas de câncer de mama podem pedir esta CNH Especial.

)

Publicado por Thiago
Revisado em 12/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar