Celulite como tratar

As celulites são as principais vilãs contra a beleza feminina, por isso dicas de como prevenir e tratar esse problema são essenciais.

Celulites

Conhecida por muitas mulheres a famosa e temida celulite, consiste em vasos com gordura localizada na segunda camada da pela chamada derme.

Ao contrário do que se acredita a celulite ocorre na maioria dos casos em mulheres com sobrepeso ou magras.

A aparência de casca de laranja com buraquinhos aparentes na camada mais superficial da pele.

Celulite nas pernas

celulite

Os locais mais comuns seriam em regiões “mais gordurosas” do corpo como nas coxas ou nas nádegas, isso ocorre e se torna até comum devido a um acúmulo de gordura denominado lipodistrofia ginóide.

Devido à falta de exercício físico, ou até mesmo uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes, a celulite se torna algo nocivo à aparência das pernas.

Celulite na gravidez

Além de maior retenção de líquido e inchaço a gestação é responsável pelo  aumento de hormônios femininos como o estrógeno, que é responsável pela distribuição de gordura no corpo, podendo acarretar ao aparecimento de celulite.

mulher grávida

Além do fator genético, devido ao biótipo físico a falta de exercício físico regular, e ganho acelerado de peso podem também ser agravantes.

Na gestação o uso de cremes com retinoides (substância utilizada para melhorar a aparência da pele) devem ser evitados, já que podem conter substâncias abortivas. Os exercícios devem ser realizados com menos intensidade e com um acompanhamento de um educador físico.

Após o parto “os buraquinhos” tendem a amenizar, porém os tratamentos tradicionais e os treinos de resistência devem esperar até o término da amamentação.

Celulite como prevenir

A prevenção pode acontecer com exercícios regulares de resistência como treinos de musculação, corrida e bicicleta e aeróbicos como caminhar regularmente, natação e dança aliados com uma dieta balanceada rica em fibras e nutrientes, e um estilo de vida saudável sem exageros como o alto consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e substâncias tóxicas.

Mulher fazendo exercícios

O uso de cremes com retinoides é uma forma de tratamento paliativo já que a sua aplicação deve ser prolongada para trazer bons resultados, já que cremes em geral, não penetram na segunda camada da pele, onde a celulite se localiza.

Yoga e hidroginástica também trazem grandes avanços em tratamento de celulites, devido aos benefícios de circulação sanguínea, juntamente com  o transporte e a drenagem de fluídos, que são comprometidos com a formação da celulite.

Com os devidos cuidados realizados, é só colocar o biquíni e arrasar no verão que está chegando, com pernas e bumbum sem celulites.

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 22/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar