Benefícios da vitamina C

A vitamina C traz diversos benefícios para o organismo, principalmente para o fortalecimento da imunidade. Confira os seus benefícios.

Vitamina C

Sem dúvidas a mais famosa das vitaminas, principalmente em comerciais de suplementos vitamínicos, a vitamina C possui grande importância para o organismo, já que ajuda a regular o metabolismo e outras funções específicas dos rins e fígado. Quer saber mais? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo sobre os benefícios que a vitamina C pode trazer para a saúde!

Por que consumir vitamina C?

Para evitar possíveis resfriados e infecções ela atua como um dos principais agentes para o nosso sistema imunológico, ou seja,  o sistema de defesa das doenças do corpo humano. Além de ser rica em nutrientes que são capazes de dar mais disposição e ainda combater o estresse,e que é um dos grandes causadores da baixa imunidade.

Gripe

Também é capaz de prevenir doenças como o Escorbuto, causado principalmente pela ausência dessa vitamina no organismo, cujos os sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam. Sendo ela uma vitamina completa que melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.

Como consumir vitamina C

Em uma alimentação saudável é importante a ingestão de legumes como a cenoura e a beterraba, verduras como a rúcula, o espinafre, salsa e a alface, o feijão, a lentilha e carnes vermelhas, além de muito recomendado para uma vida saudável, esse alimentos tem grande porções de vitaminas, incluindo a Vitamina C.

Vitamina c importância

A ingestão de frutas críticas como a laranja, o limão, maracujá, abacaxi, frutas silvestres, o morango e o tomate. Ao preparar esses alimentos devemos ter a preferencia para o consumo ainda crus, principalmente as verduras e legumes, já que quanto mais são cozidos, mais nutrientes, principalmente vitamina C são perdidos.

Caso opte pelo alimento cozido, prepare-os no menor tempo possível, utilizando pouca água e servidos logo após o preparo, o velho hábito de adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio (sal) ao cozimento de vegetais com a finalidade de melhorar sua coloração e tempero, essa atitude não é  recomendada pois o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.

Quanto de vitamina C o corpo precisa

Quanto mais melhor, já que no agito do dia a dia, sabemos que nos alimentar corretamente chega a ser um desafio. A quantidade necessário de vitamina C é de 60 mg  por dia tanto para homens quanto para mulheres a partir do quinze anos de idade.

Vitamina C comprimido

Além da disposição essa vitamina atua em auxílio no processo de cicatrização de feridas e pequenos machucados, sangramentos de gengivas e pequenos cortes, como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Lembre-se que é importante sempre procurar a orientação de um médico para uma melhor avaliação!

Saiba mais sobre vitaminas

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 08/07/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar