Benefícios da tapioca

A tapioca tem sido popular quando o assunto é alimentação saudável, ainda mais quando se trata de dietas de emagrecimento.

Tapioca

A tapioca é um alimento tipicamente nordestino, que substitui o pão ou massas para lanche. Além de leve, não contém glúten, gordura ruim para o organismo, a tapioca também possui ferro, Vitamina B e nutrientes para uma dieta saudável.

Como fazer tapioca

Fazendo tapioca

A farinha de mandioca preparada, ou goma de mandioca tratada serve para fazer a tapioca, disponível em qualquer  supermercado, essa farinha pode ser de polvilho doce ou azedo, a farinha que não é tratada deve ficar de molho para que fique com aspecto úmido.

Ao prepara-la coloque em uma frigideira ou panela redonda para dar o formato, coloque a farinha até cobrir o fundo vá moldando para que fique de maneira uniforme como se fosse uma panqueca, ao ficar pronta ela irá se desprender totalmente do fundo, vire até deixa-la crocante, não deixe torrar ou dourar demais, pois ficará como se fosse um biju, e não uma tapioca.

Benefícios da tapioca

Benefícios da tapioca

Outros benefícios desse novo alimento saudável é que além de benéfico para a saúde com suas propriedades nutricionais, a tapioca tem pouquíssimas calorias, ótima para absorção mais rápida, é uma ótima pedida para um lanche antes a um exercício físico de musculação ou aeróbico ou uma caminhada de trinta minutinhos para aquecimento.

Além disso, ajuda a prevenir doenças ósseas como osteoporose e neurológicas como Mal de Alzheimer, estimula o metabolismo produzindo uma alta quantidade de colágeno, além de uma melhor digestão, produção de potássio, que ajuda a reduzir o estresse e a contração de artérias ajudando no controle da pressão arterial.

Benefícios da tapioca na dieta

A grande vantagem da tapioca, que além de ser muito saborosa, ela pode ser consumida como lanche ou como sobremesa, diversificando os sabores.

Dieta da tapioca

Para uma dieta fitness deve-se incorporar a tapioca como substituta de pães e massas folhadas, os recheios devem ser legumes e verduras cortadas ou raladas (cenoura, pepino, tomate seco, tomate cereja e rúcula) e proteína como frango e filé de peixe, outra ótima opção são os queijos brancos, sem gordura aliados a peito de peru ou temperos como manjericão e orégano.

Para um recheio doce como uma sobremesa, frutas frescas e cortadas uma opção para deixa-la saborosa uma colher de mel, para deixar com ar de gourmet.

Depois de saber como preparar e os benefícios que esse alimento simples traz é só caprichar nos recheios e preparar uma deliciosa tapioca.

Confira no vídeo abaixo como fazer tapioca.

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 29/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar