Regras do Boxe

O Boxe é um dos esportes mais populares e praticado em vários lugares do mundo, suas regras são muito fáceis e rápidas de aprender.

Saiba quais são as regra do Boxe e saiba a diferença entre boxe amador e profissional.

Esporte profissional e olímpico

Existem algumas diferenças entre o boxe profissional e o que é disputado nas olimpíadas, o boxe amador.

                       

No primeiro a luta pode ter de dez a doze rounds e nas olimpíadas a luta dura apenas quatro rounds cronometrados em dois minutos cada um, os lutadores profissionais não podem utilizar o protetor de cabeça, que ao contrário, é obrigatório para os lutadores do boxe amador.

Luta de boxe amador, boxeO esporte olímpico é diferente devido a rapidez da decisão da medalha, já os campeonatos de boxe profissional analisam mais a técnica e precisão do lutador, o que garante que mais rounds sejam disputados entre os competidores.

Nas duas modalidades o lutador tem que acertar o torso corporal do seu rival para que consiga marcar pontos, assim como a lateral da cabeça e golpes que sejam dados nos braços ou em outra parte do corpo não valem nenhum ponto. O nocaute também pode ocorrer nos dois casos, ele acontece quando um lutador leva um golpe e toca na lona da arena, com qualquer parte do corpo durante 10 segundos, quando isso acontecer o outro lutador vence a disputa.

Outras regras do boxe

O árbitro da disputa pode acabar com a luta caso o oponente esteja muito debilitado e não tenha atingido a lona, porém continua levando muitos golpes, assim como os técnicos do lutador podem acabar com a luta, caso queiram desistir, mas isso acaba sendo muito difícil de acontecer, devido ao orgulho dos lutadores.

Assim cada luta possui cinco árbitros, mas somente um fica dentro do ringue, é considerado falta o oponente que agarrar o adversário, dar golpes na parte abaixo da cintura, dar socos com a mão aberta ou na nuca e também ficar esperando o adversário vir bater, o árbitro pode avisar o lutador uma vez, na segunda a advertência já deve ser dada e não é permitido que quando o lutador estiver caído o adversário o golpeie.

Os lutadores também são proibidos de falar qualquer palavra durante a luta, podendo ser desclassificado, isso é uma regra estabelecida para evitar provocações e xingamentos.

0 votes



Helena
02/02/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook