Reforma ortografica e novas regras

reforma-ortografica-e-novas-regras.jpg

Com o ano de 2009, veio também a implementação de novas regras na nossa língua portuguesa.Tudo o que os adultos de hoje aprenderam na escola se modificou e o prazo para todos se acostumarem com as novas regras é 2012.

         

Algumas regras são: Abolição do assento trema ( ¨ ), a língua portuguesa passa a reconhecer o “K“, “W” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, não utiliza-se mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“.

Regras de acentuação: Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados. Exemplo: leem e voo. Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados. Exemplo: ideia e jiboia. Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados. Exemplo: feiura. O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“. Exemplo: chapéu. O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”. Exemplo: pelo, para, pôde. Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i”. Exemplo: apaziguar e averiguar.

Reforma ortografica e novas regras
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)



Fabiano
06/03/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu escrevi uma palavra acima errad:pessoa.ate que reforma nao tao ruim.minha professora esta trabalhanda as reformas com a turma e é meio dificiu.como vai ser as reformas ortogaficas em portugal.

    ana flavia vitorino honorio
    10/06/09 às 4:36 pm
  2. aCHEI BASTANTE INTERESSANTE,POR QUE AS PALAVRAS QUE TINHA ACENTO NÃO TENHE MAIS,E É MUITO IMPORTANTE PARA A DISCIPLINA PORTUGUESA.
    então gostaria que voces mandasse as palavras para mim!!
    obrigada!

    SAMARA CAIRES SILVA
    01/04/09 às 6:22 pm
  3. Quais as palavras que modificaram com a norma da lingua portuguesa. Gostaria de saber a resposta urgente.

    Arianne
    13/03/09 às 3:20 pm

X
Curta a página