Problemas de pele no inverno

As doenças de pele são muito comuns em épocas mais quentes e mais frias do ano, assim como no verão os cuidados são essenciais, no inverno também temos que tomar vários tipos de cuidados com o corpo e principalmente com a pele. Especialistas recomendam às pessoas que evitem tomar banhos com água muito quente, embora seja quase inevitável nessa época. Também é aconselhável a utilização de hidratantes com o corpo ainda úmido após o banho, continuar passando protetores solar de preferência que contenham hidratantes, evitar o contato direto com roupas de lã para não causar alergias (use uma camiseta de algodão por baixo das blusas de lã), e secar bem o corpo. Essas dicas irão evitar muitos problemas de pele em épocas de inverno, por isso todos os especialistas passam aos seus pacientes.

                       

As doenças mais comuns de pele nesse época são a dermatite, tratando-se de inflamações que aparecem nas regiões mais oleosas e alérgicas da pele, é contraída por contato com produtos como desinfetantes e detergentes. A eritema pérnio é um problema com a má circulação do sangue, causando o aroxeamento das pontas dos dedos, deixando-os inchados e doloridos. O prurido hiemal é basicamente um tipo de coceira que ocorre em pessoas com a pele mais seca ou idosos, porém pessoas com pele normal também podem contrair esse problema em épocas de frio devido aos banhos quentes e demorados. Psoríase é o surgimento de placas com o tom de avermelhado de escamas grossas, as regiões mais afetadas com esse problema são os joelhos, cotovelos e o couro cabeludo. A xerodermia é o ressecamento anormal da pele, aquele considerado exagerado, causado principalmente por banhos com água muito quente e demorados. A urticária ao frio se trata de uma reação alérgica que provoca pontos avermelhados na pele, causada pelo clima frio ou por certos alimentos.

Essas principais doenças causadas no inverno são devido à baixa temperatura ou por nossas atitudes que são consequências do clima. Tomar um banho relaxante com água quente é um dos hábitos mais gostosos do dia nessa época, e poucas pessoas sabem que essa atitude pode desencadear tais problemas de pele, além de prejudicar o cabelo, causando também o seu ressecamento. Por esses motivos é tão importante que as pessoas mantenham os cuidados necessários nessa época tanto com a pele quanto com a alimentação saudável. Para manter a pele em ótimas condições mesmo no frio, atente-se às dicas de médicos dermatologistas, e se possível consulte-os antes de utilizar cremes ou produtos em sua pele, assim evitará o risco de mais problemas e saberá exatamente como tratar do seu tipo de pele.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
25/01/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook