Placa de video


Placa de video

Quem exige um bom computador e um bom desempenho no quesito imagem, exige consequentemente uma ótima placa de vídeo. As placas de vídeo são responsáveis pelo desempenho das imagens do computador, ou seja, quando um computador é exigido brutalmente de gráficos pesados ou imagens minimamente detalhadas, a placa de vídeo tem como função suprir essa necessidade de fornecer ao usuário a imagem e a qualidade que ele mais deseja. Entretanto, essas opiniões variam de acordo com os gostos e idade dos públicos que visam essa qualidade visual. Quando o assunto volta para o lado do publico jovem, as placas de vídeos são muito mais exigidas, pois, de certa forma este publico deseja o computador como veículos de distrações atuais, buscando jogos sempre com maior qualidade visual e procurando enxergar os mínimos detalhes daqueles exuberantes gráficos. Para o publico citado como mais velho, entrando na idade dos 25 em diante, as placas de vídeo acabam sendo algo considerado como luxo dependendo da vontade desta pessoa, e em alguns casos de usuários as placas de vídeos com melhor qualidade não são necessários, pois as atividades deste usuário girarão em torno de trabalhos e lazeres convencionais.

         

As imagens, de um modo geral nas tecnologias atuais, são formadas obviamente por pixels, isto é, micro pontos coloridos que unidos formam as imagens convencionais vista a olhos nus. Por mais que uma determinada imagem possua uma qualidade baixa, isto é, acabe aparecendo aos nossos olhos como imagens destorcidas ou muito esticadas, ainda sim existe nelas uma quantidade imensa de pixels presentes para a formação da imagem, milhões de pixels se fazem presentes a cada imagem e a cada movimento dependendo do caso. Para entender melhor é só raciocinar da seguinte forma: Suponhamos que exista uma frase escrita em um idioma cuja tradução não esteja disponível em seu vocabulário “natural” e assim você não consiga entender o que ali está, para isso, agindo por instinto, você procurará ajuda para traduzi-la e conseguir entender a mensagem que aquela determinada frase ou mensagem deseja passar. Então, é possível afirmar que o mesmo ocorre com a placa de vídeo inserida no computador, ou seja, as imagens são destinadas ao veículo de visão (monitor, pequenas telas de LCD, etc…) e assim a placa de vídeo acaba se saindo como tradutora daquela imagem, de modo que, no caso do idioma, possamos entender que quanto mais qualidade a placa de vídeo tiver, “mais idiomas ela saberia falar”, criando e colaborando assim para a qualidade da imagem.

Placa de video<

Hoje em dia, com a percepção do excesso de mão de obra, os fabricantes de computadores atuais fizeram com que eles passassem a ser vendidos geralmente acompanhados de uma placa de vídeo básica embutida na “Placa Mãe” do computador, isso facilita muito as condições de usuários que antes era um problema, entrando justamente na questão das necessidades. Acompanhando o raciocínio dos fabricantes, podemos perceber nitidamente que eles acabaram entendendo o que o cliente realmente precisava, então, destinam uma placa de vídeo básica para que o computador forneça imagens de simples qualidade e possa ser utilizado sem qualquer contradição, e, por consequência, acabaram dobrando o numero de fabricações de placas de vídeos com maiores qualidades para que o cliente, dependendo da ocasião, tivesse a oportunidade de escolher o motivo pelo qual quer utilizar esta placa, seja para jogos, filmes, ver televisão online em HDTV, enfim, uma série de possibilidades que facilitam os meios de visualização, afinal, ninguém merece querer assistir algo em baixa qualidade e acabar vendo o próprio computador travando ao longo da transmissão.

Embora a placa de vídeo seja algo de extrema importância dentro de um computador, algumas pessoas ainda insistem em esquecer de todos os outros fatores que influenciam o desempenho funcional de uma maquina. Para quem não sabe o computador é como um corpo convencional de um ser vivo, algumas coisas depende de outras para que haja ligação e sincronia e assim haja o funcionamento perfeito, ou seja, o movimento dos membros como as pernas e os braços jamais seriam possíveis se não houvessem os músculos para dar força ao movimento e os ossos para que houvesse a sustentação do peso e do movimento. Da mesma forma acontece com o computador e suas peças, na hora da compra algumas pessoas se esquecem de distribuir as qualidades para as funcionalidades e acabam se dedicando a um único ponto, as crianças na hora de optar à compra de um computador, por exemplo, muitas vezes buscam somente a qualidade da placa de vídeo para poder jogar um determinado jogo e esquecem que sem uma boa memória RAM e de um HD com espaço suficiente para armazenar coisas e não travar. Deste modo uma coisa acaba unificando a outra, porém, cada uma fazendo uma função e realizando o trabalho em equipe.

As placas de vídeos hoje em dia são muito exigidas, então, com o passar dos anos de do crescimento tecnológico, a placa de vídeo passou a ser alvo de evoluções. A IBM foi a empresa responsável pela criação do primeiro modelo de placa de vídeo no ano de 1981, que e a princípio possuía o nome de “Adaptador de Visor Monocromático” ou em inglês “Monocrhome Display Adapter”, o popular MDA. Como na década de 80 as tecnologias ainda estavam passando por processo de mudanças, esta placa de vídeo da IBM vinha a transmitir imagens somente nas cores ver ou branco em uma tela preta. Com o passar do tempo as coisas melhoraram para as empresas e hoje em dia a fabricação das placas de vídeos até o uso delas são algo muito mais interessante a ser tratado, pois o padrão mínimo de fabricação nas placas de vídeos são de 256 cores, chamada de “Matriz de Gráficos de Vídeos” ou “Vídeo Graphics Array” (VDA). Como consequência desta evolução, as placas de vídeos foram exigidas pelos fãs de jogos online e convencionais fazendo com que fossem fabricadas as placas com padrões elevados de alta qualidade como a “Matriz Quântica Gráfica Estendida”, ou “Quantum Extended Graphics Array” (QXGA) que são capazes de reproduzir milhares de cores e resoluções, onde os pixels se encontram no padrão de 2040 x 1536 pixels.

Placa de video

A criação de imagens a partir de números binários gira em torno de processos bastante trabalhosos na máquina. Então, diante de uma situação onde uma imagem cuja exigência é de um gráfico 3-D, as placas de vídeo de qualidade elevada desempenha primeiramente as bordas desta imagem com linhas simples, onde tudo passa a servir como base para o preenchimento do restante da imagem a ser exibida. Então, logo em seguida, ela preenche a imagem inteira, com cores em pixels simples, onde a imagem pode ser considerada como “imagem primária”, criando boa parte dos pixels que estarão por vir. Em uma terceira e ultima etapa do preenchimento de uma imagem, a placa tem com função terminal agir nos efeitos de luz que a imagem pede, e, além deste efeito a placa de vídeo ainda age em fatores como texturas e cores desta mesma imagem, completando e finalizando todo o efeito esperado pelo usuário. Tudo isto gira em torno da modernização dos jogos, por isso o computador age nesse processo, de acordo com o jogo, cerca de sessenta vezes por segundo, transformando um trabalho complicadíssimo em algo desenhado e de qualidade impressionante em questão de frações pequenas de segundos. Com a ausência de uma placa de vídeo, esses cálculos feitos pela própria máquina acabariam se sobrecarregando e acabando por não atingir a imagem esperada.

Então, devido a importância da placa de vídeo sobre um computador e sabendo que a qualidade delas interfere na utilidade bruta do computador, podemos afirmar friamente que o mais interessante diante deste aspecto é ver o quão suficiente as maquinas se tornaram sobre os criadores. Embora não faça muito sentido, é só perceber que a maquina e o homem tem comparações bastante em comum entre si, fazendo com que uma coisa dependa da outra como se realmente tivessem vida. As placas de vídeos são indispensáveis para um computador que deseje possuir um desempenho excelente diante das atividades feitas diariamente no mesmo.

Como atualizar o driver da sua placa de vídeo [Dicas] - Baixaki

Placa de video
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)




Webmaster
28/05/07
Tags: ,



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Boa tarde! Qual a velocidade de Refresh dessa placa de vídeo? Obrigado.

    Leonardo
    19/06/08 às 1:52 pm

X
Curta a página