Novas regras da lingua portuguesa

As novas regras da língua portuguesa já começaram a valer e muitos testes estão sendo aplicados em vestibulares e em provas como o Enem.


lingua portuguesa

Como muitas pessoas sabem o estudo é muito importante para todos, pois é através do estudo que podemos obter um futuro profissional melhor, ou seja, através do estudo se pode encaixar em qualquer cargo em qualquer empresa.

         

Novas Regras

Por isso é necessário obter um bom conhecimento de uma língua considerada importantíssima principalmente para o Brasil que é a língua portuguesa que com o passar do tempo passa por algumas modificações, onde em 2008 as modificações foram feitas especialmente para unificar a linguagem da Angola, Timor Leste, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil e São Tomé.

Mas passaram a valer somente no ano de 2009, ainda no mandado do ex – presidente da república Lula, até o ano de 2012 os dois jeitos de escrever estão corretos, sendo o antigo e o novo, porém início do ano de 2013 as antigas regras não serão mais aceitas.

Nova-Ortografia-da-Lingua-Portuguesa-Nada-de-Trema

Abaixo veja algumas das regras que mudarão, e ao final o endereço eletrônico para que possa acessar as regras completas.

Os acentos para os ditongos terminados em “éi” e “ói” não existirão mais nas palavras proparoxítonas. Exemplo: assembléia (antigo) – assembleia (novo).

O acento circunflexo some em palavras que sejam terminadas em “ôo”, “êem” ou “ôos”. Exemplo: enjôo (antigo) – enjoo (novo).

Depois de ditongos onde a sequência é “i” ou “u” o acento sai nas palavras paroxítonas. Exemplo: Feiúra (antigo) – feiura (novo).

Mudanças em acentos

Para as palavras que antes eram diferenciadas pelo acento chamado diferencial não se terá mais. Exemplo: pêlo (antigo) – pelo (novo). Atenção! Para as palavras que seja verbos, preposição, pretérito e presente o acento continua o mesmo, ele não some. Forma pode receber o acento.

Nos grupos que, qui, gue e gui onde se tem o “u”, como nos verbos arguir e redarguir o acento agudo desaparece. Exemplo: ele argúi (antigo) – ele argui (novo).

ortografia1

Oficialmente o alfabeto passa a ter vinte e seis letras, isso com a inclusão das letras: “k”, “w” e também “y”.

Quando falado em Portugal o que antes recebia um p ou c como acção e óptimo não se utilizarão mais, passando a ficar ação e ótimo como já é no Brasil.

E quanto os hífens quando a próxima palavra começar com uma vogal diferente da palavra anterior então ele será retirado, como exemplo, auto-estrada que passa como autoestrada. E mais uma regra sendo para “r” e “s” quando estas duas consoantes na palavra seguinte existirem retira se o hífen e sobra a letra.

Exemplo: contra-regra (antigo) – contrarregra (novo). Porém quando o prefixo for terminado em “r” então o hífen continua na palavra. Para mais informações sobre as regras acesse os sites da Reforma Ortográfica.

Novas regras da lingua portuguesa
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. a lingua portuguesa e o meu livro preferido sei tudo sobre lingua portuguesa agora com matematica so sei mais ou menos

    Safira valente de sousa
    06/08/11 às 3:59 am
  2. sites com palavras que foram modificadas com a nova ortografia

    valao
    07/02/10 às 11:29 am
  3. sites da nova ortografia

    valao
    07/02/10 às 11:28 am
  4. “que o governo de Portugal quer que os brasileiros deixem de falar como eles”: o ponto de vista em Portugal é um bocado diferente. As mudanças que foram feitas à ortografia fazem com que aquelas palavras que antes tinham uma consoante muda (que nem sempre o é, mas pronto), como “facto”, passem a se escrever com a grafia brasileira. E isso (entre outras questões) está a levar muita gente a criticar o acordo.

    Manuel E.
    21/04/09 às 5:00 pm

X
Curta a página