Modelo de Ofício de Solicitação

Fazer um ofício de solicitação é um grande problema para muitas pessoas. Você que ainda não aprendeu, confira as dicas e modelos.

Modelo de Oficio de Solicitação

Muitas pessoas necessitam diariamente solicitar algo para as autoridades, dentre elas encontramos, policiais, bombeiros, padres, bispos, diretores, empresários, enfim, são os mais diversos casos, e para que este pedido ganhe um valor sério, é necessário ter em mãos um bom modelo de ofício de solicitação. Para isso você deve estar utilizando sempre uma linguagem culta padrão da língua portuguesa e ser sempre compreensível para que sua solicitação seja aceita e atendida.

O que é um ofício?

O ofício é um documento que é enviado a alguém, como uma missão, sendo normalmente enviado a uma autoridade de cargo público ou oficial possa resolver a solicitação. É bom que saiba que depois de pronto o simples papel passa a ser uma correspondência oficial que deve ser então encaminhado ao que você deseja.

Mais sobre modelo de Ofício de Solicitação

O que interessa realmente em um ofício é que ele não fuja do que é pedido, ou seja, que todas as informações necessárias sirvam como comunicação para que o leitor possa compreende-lo. O estético, as autoridades não ligam muito, o que é realmente importante é o conteúdo.

Como fazer um ofício

Existem alguns itens que são indispensáveis dentro de um ofício de solicitação, são eles: o número de expedição do ofício, caso o mesmo venha de uma empresa, e o nome completo do destinatário.

Deve se ainda utilizar os pronomes de tratamento como: senhor, senhora, doutor, doutora, dona, senhorita no caso de ofícios pessoais, Vossa Excelência para políticos exceto para vereadores, Vossa Santidade que é exclusivo ao Papa da igreja católica, Vossa Excelência Reverendíssima para Bispos em geral, Vossa Reverendíssima aos sacerdotes, Doutor ou Doutora para quem cursou e é formado em Doutorado no ramo profissional exercido e diversos outros. Veja um modelo de ofício de Solicitação .

Abreviações do documento

A abreviação é algo que pode sim ser utilizado nos ofícios de solicitação, como por exemplo:

Vossa Excelência – V. Ex.ª
Vossa Santidade – V.S.
Vossa Reverendíssima – V. Revma
Doutor – Dr ou D.ra

Algumas dicas

Lembrando que quando escrito por extenso, os pronomes de tratamento como senhor, senhora, senhorita, dona, devem serem escritos de forma minúscula, e quando houver a abreviação a primeira letra deverá sempre ser maiúscula e as demais minúsculas. Porém a uma exceção, quando ela se trata de Vossa Excelência referindo-se ao ou a Presidente da República não usemos abreviações, nos demais pode haver sim abreviação.

Outros dados importantes e totalmente relevantes a um ofício de solicitação são: o nome de quem ou da empresa que está solicitando, dados pessoais como CPF, estado civil e endereço ficam a critério de quem está solicitando e também o motivo do mesmo.

Modelos de ofícios

Agora que já foram transcritas as dicas, os dados importantes, veja alguns exemplos para aprender como fazer um ofício, sendo o primeiro de solicitação.

Ofício de Solicitação

Eu, (seu nome completo), brasileira (o), (estado civil opcional) , inscrito (a) no CPF (número completo do seu CPF), (endereço também opcional), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria (utilize o pronome de tratamento de acordo com as coordenadas acima) (sua solicitação descrita) com a finalidade de (descreva o que se deve ser pedido).

Desde já agradeço

Atenciosamente;

_____________________________________
(Sua assinatura na linha e seu nome completo)

Ofício de encaminhamento

Modelo de Ofício de Solicitação

Ofício do Sindicato para a Empresa

Modelo de Ofício de Solicitação

Saiba mais sobre ofício:

08/06/10 por Fabiano

   

Mais informações por email

Comentar