Misofonia o que é?

A misofonia significa aversão ao som. É um problema vivido por inúmeras pessoas, que sequer sabem da existência do transtorno.

Sabe aquele barulhinho que incomoda, alguém andar de salto alto no andar de cima, aquele barulhinho de um saco de biscoitos abrindo, o barulho da mastigação, o tic-tac da caneta, o simples mascar de um chicletes ou bala, o barulho do teclado do computador.

Misofonia

Para alguns esses barulhinhos podem passar totalmente despercebidos. No entanto para uma pessoa que sofre de misofonia, é algo simplesmente aterrorizante. A palavra vem do grego e significa aversão ao som.

Por parecer implicância ou simplesmente chatice, esse transtorno é ignorado e vai se agravando com o passar do tempo.

Quais os sintomas da Misofonia?

Mulher com raiva

Os principais sintomas é a aversão ou o pânico em ouvir pequenos barulhos, ao ponto de quem sofre desta patologia ter vontade de brigar ou ódio de quem está produzindo o barulho.

Isso se desencadeia devido à interpretação que o cérebro do indivíduo faz com o som, onde aquela situação passa ser o foco total com maior intensidade, gerando assim uma terrível sensação de fúria ou perseguição.

O individuo é o que mais sofre com isso, atividades como sair para jantar ou almoçar com os amigos, ou com parceiro se torna algo torturante. Inibindo assim o convívio social.  Geralmente se manifesta na adolescência e com o passar do tempo isso tende a piorar, ronco, pequenos sussurros ou até mesmo o tom da voz de outras pessoas cria uma irritabilidade extrema.

Mais sobre Misofonia o que é?

Qual a maneira de tratar a Misofonia?

Devido aos sintomas da misofonia não serem levados a sério, por parte dos pacientes ou até mesmo dos profissionais fica difícil diagnosticar, devido ao pouco conhecimento que existe sobre esse distúrbio, tratamentos estão sendo testados em pessoas que sofrem deste mal há um tempo.

Mulher em consulta com psicólogo

A terapia psicológica behaviorista, ou seja teoria do comportamento, nos dá uma luz neste que pode se tornar uma solução para o tratamento, juntamente com um neurologista, o paciente é submetido a um eletroencefalograma em que o profissional faz um acompanhamento, um arco fica localizado na cabeça do paciente e como se fosse um vídeo game, um carrinho inserido em uma pista com obstáculos que ele deve passar, se a atenção por mínima que seja, for desviada o paciente deve retomar todo o programa.

Com isso o cérebro é exercitado a focar a atenção não dando margem para que o distúrbio se manifeste.

A tendência da misofonia se manifesta em pessoas que possuem personalidade de traço inflexível ou compulsiva.



Mais informações por email.

Comentar sobre Misofonia o que é?

Destaque

Calcular fgts em atraso

Calcular fgts em atraso