Dicas para organizar a vida financeira

Nada de passar aperto no fim do mês! Saiba como organizar a sua vida financeira e ainda conseguir guardar dinheiro!

Não está nada fácil fazer o salário durar até o fim do mês? E com a crise a situação ficou pior ainda? Calma! Ainda tem formas de conseguir reverter o problema!

Bolso vazio
Sei o quanto é difícil conseguir pagar todas as contas e ainda ter um dinheirinho para emergências ao final do mês, ainda mais em períodos onde tudo aumenta menos o salário. Porém, com algumas dicas é possível sim, conseguir organizar a sua vida financeira e ainda economizar. Quer ver só?

Tenha objetivos e prioridades definidos

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é quais são suas prioridades e seus objetivos. Ou seja, liste tudo aquilo que você precisa pagar esse mês, de preferência liste por ordem de vencimento.
Caderno e computador
Não se esqueça de colocar na lista os valores aproximados que você costuma gastar com mercado e combustível! Além é claro, outros gastos que você possa ter. Assim que receber o seu salário, pague tudo o que puder, mesmo as contas que ainda irão vencer no meio ou final do mês.

Mais sobre dicas para organizar a vida financeira

As demais despesas, como combustível, por exemplo, separe o valor que você costuma gastar. Além disso, você precisa aprender a como organizar o seu orçamento pessoal e claro, como administrar o seu dinheiro!

Como fazer um orçamento pessoal

Para organizar a sua vida financeira, você precisa saber fazer um orçamento pessoal. E a primeira dica é: nunca, em hipótese alguma, gaste mais do que você ganha. Os cartões de créditos devem ser riscados de sua lista, deixe-os apenas para emergências, e não para compras simples, como o mercado. Para isso, deixe o dinheiro separado.
Usando o notebook 2
Já disse que você precisa fazer uma lista das coisas que precisa pagar. Mas é interessante você também listar outras coisas que você possa a vir gastar, como por exemplo, se for a uma festa, anote quando gastou ou quanto pretende gastar.

Com tudo anotado, fica muito mais fácil conseguir calcular quanto dinheiro você tem disponível e quanto já gastou. Lembre-se: nunca gaste um centavo a mais do que de fato ganha!
Money
Outra dica importante que não deve ser esquecida: anote sempre as contas parceladas, mesmo as que firam divididas no cartão. Marque o valor, vencimento e quantas parcelas ainda faltam. Assim você consegue se planejar para compras futuras.

Como guardar dinheiro

Esse é um desafio para muita gente! Afinal, você deve estar pensando: “como guardar dinheiro se tem contas para pagar?”.
Meia com dinheiro
Antes de qualquer coisa, liste também as contas em atraso ou tudo o que você precisa pagar. A partir disso, você consegue visualizar quanto da sua renda será dedicada a pagar contas – em dia ou em atraso.

Dessa forma você irá definir um valor para pagar as contas em atraso e ter uma data final para conseguir pagá-las – finalmente!
Calendário
Com as contas pagas em dia, você pode deixar esse mesmo valor (ou outro) para uma pequena poupança. Mas é muito importante que você tenha a disciplina de listar esse valor, seja para pagar contas em atraso ou guardar, e de fato separá-lo. Faça isso assim que receber o salário, pague todas as contas e guarde uma parte. Dessa forma você vai poupando e evite de usá-lo para outras coisas.

Nesse vídeo do Youtube você aprende mais dicas de como organizar a sua vida financeira:

Mais artigos sobre como organizar a vida financeira

05/04/16 por Ananda

   

Mais informações por email

Comentar