Como organizar o guarda roupa

como organiza um guarda-roupa
É quase impossível manter o guarda roupa totalmente arrumado sempre não é? Principalmente na correria do dia-a-dia em que você pega a roupa correndo e deixa jogada por cima de tudo pra ir trabalhar ou até mesmo passear e quando se da conta, já está a maior bagunça, e você não sabe por onde começar, o pior é que nada que você procura consegue encontrar para usar e dá aquela impressão de que nada mais vai caber lá dentro. Lembre-se que uma hora toda a bagunça vai ter que ser arrumada, então siga algumas dicas e arrase com um guarda roupa bem organizado e acima de tudo na moda, é isso mesmo, até o seu guarda roupa irá ficar na moda se você seguir esses passos infalíveis. Tudo que você precisa é de uma organização ótima e também uma melhor disposição das roupas, ou seja, uma melhor distribuição para que você tenha um ganho de espaço no seu guarda roupa, assim as roupas não ficarão com aquele aspecto de amassadas e haverá muito menos desorganização na hora de guarda-las. O ponto forte de um guarda roupa organizado é que fica muito mais fácil de encontrar as roupas, que antes demoravam tempo para ser achadas e chegavam a te atrasar para os compromissos.

O primeiro passo é ficar tranquila e relaxar, arrumar o guarda roupa não é uma missão tão difícil assim quando se tem controle e organização, é possível conseguir resultados satisfatórios e uma aparência impecável ficará garantida ao seu guarda roupa, parecendo que foi arrumado por um profissional, vamos começar pela sua inspiração, isso mesmo! Você precisa estar com a cabeça limpa quando for começar a missão de arrumá-lo, por isso reserve um tempo livre para fazer isso e não ser interrompida, um dia de folga é uma boa pedida e é muito importante estar com uma roupa bastante confortável no corpo. Uma boa dica é ligar o som com uma música bem animada que você adore assim a missão pode se tornar super agradável e gostosa. Em primeiro lugar, tire todas as roupas e limpe toda a sujeira e mofo que possa existir no seu guarda roupa, assim você evita que suas roupas fiquem com mau cheiro e contaminadas, passe um pano úmido e produtos ou aparelhos antimofo para tirar toda a sujeira e deixar o seu guarda roupa limpinho, pronto para receber as suas roupas.

Uma coisa é preciso fazer, selecionar as roupas que realmente usa, pois só assim você terá um armário de roupas realmente organizado, então, após a limpeza do guarda roupa, separe as roupas e sapatos que já saíram de moda e que são da coleção ou estação passada. Uma ótima dica é que no inverso, shorts, vestidos levinhos, roupas de praia e curtas sejam guardadas, e no verão, as roupas de couro, pesadas como casacos, calças de lã, as botas, luvas e gorros também fiquem em uma parte mais reservada. Uma boa limpeza e organização duas vezes por ano garante um guarda roupa bonito e agradável, principalmente contendo as roupas que você realmente irá usar na estação. Na hora de separar as roupas que não irão ser usadas na época, procure guarda-las em sacolas que irão armazenadas à vácuo, assim não entraram bactérias nem correrá o risco de ter suas roupas com mofo, até a próxima estação guarde-as em uma gaveta que não é usada ou até mesmo em um maleiro, no vácuo as roupas não tem nenhum contato com o ar, por isso não ficaram sujas de poeira, nem com ácaros ou mofo. O melhor disso tudo é que quando for comprar roupas novas, haverá espaço para guarda-las, sem que uma nova bagunça seja feita.
Como organizar o guarda roupa
Após ter organizado e tirado as roupas que não irá usar, preste bastante atenção nas roupas que faz muito tempo que você não usa, existem vários motivos para não ocorrer o uso, ou porque você não gosta mais, nem se sente confortável e bonita com aquela peça, ou porque não serve mais no seu corpo e até mesmo caso esteja precisando de um conserto ou reforma. Pense um pouco e lembre-se das pessoas que precisam de doações, você já conseguiu ficar um bom tempo sem aquelas roupas, não vai custar nada doá-las a quem realmente precisa, e não possui roupas para andar diariamente. Dê prioridade para doar aquelas roupas que você não usa a mais de um ano, assim você não vai se arrepender posteriormente. Depois desse processo, vá direto providenciar a luz para por no seu guarda roupa, é super descolado e indicado a presença de luz nos armários, pois como são feitos geralmente em madeiras escuras, ficam mal iluminados dependendo somente da luz do quarto e muitas vezes, encontrar a peça que queremos pode ser uma tarefa difícil sem a iluminação adequada. Procure por lâmpadas que possuam acendimento automático, quando a luz do quarto é ligada, a do armário se liga automaticamente. Quando não tiver tomadas disponíveis dentro do guarda roupa, você pode optar por lâmpadas à bateria, a luz facilitará tanto na hora de achar a roupa quanto na hora de limpar.

Para começar a colocar a roupa de volta ao guarda roupa, em primeiro lugar comece a dividi-lo em setores, cada um para um tipo de roupa. Um para as peças mais longas como os casacos, vestidos, túnicas e outras coisas longas, outro para camisas tanto sociais como casuais e blazers e um último para as suas calças, shorts e saias. Armários divididos em setores são muito bons, pois ficam mais organizados e também facilitam o acesso às roupas, essa dica se adequa bem quando seu guarda roupa possuir aquelas prateleiras ajustáveis, que ajudam a planejar o espaço que você irá precisar para cada setor de roupas. Se não quiser esse tipo de divisão, separe as suas roupas por tamanho e cor, siga sempre a ordem dos tamanhos, colocando os vestidos mais longos e indo gradativamente aos curtos, depois os sobretudos, casacos, blazers, camisas, camisetas, conjuntos e deixe pelo final as calças compridas e menores. Após organizar as roupas pelo tamanho, separe as cores, isso gera um lindo resultado em degradê, primeiro o branco, seguido de amarelo, laranja, azul bebê, azul escuro e preto, incluindo as outras cores, como quiser.

Após fazer isso não se esqueça de ver se tudo está ficando de acordo com o seu gosto, se depois de se afastar e olhar seu armário ele não estiver do jeito que você gosta, pare e pense para tirar e alterar o que não te agrada. Feitas as alterações vamos para os cabides, o lema aqui é ganhar espaço, por isso os cabides tem que ser colocados especificamente na mesma direção, para ficar mais bonito coloque todos com o gancho para dentro. Uma boa dica também é usar o mesmo modelo para todos os cabides e sempre pendurar as peças de roupa adequadamente, em cada um deles, para não haver excesso de volume, que acaba derrubando todas as roupas quando o intuito é pegar somente uma. Cabides com hastes curtas e pregadores nas extremidades devem ser usados para as calças, devido a maior sustentação, dobre as calças para não ter o risco de que elas escorreguem ou amasse, você pode usar o mesmo tipo de cabide para as bermudas, shorts e saias, mas lembre-se de não dobrar as curtas, para que não fiquem dobradas e amassadas na parte da dobra, nesse caso você pode colocar até duas peças por cabide, no máximo.

Para peças que possuem o ombro um pouco mais largo como jaquetas, casacos e blazers, você deve usar para pendurá-las, cabides que sejam anatômicos e que possuam ombreiras, principalmente que sejam bastante resistentes para aguentar essas roupas extremamente pesadas, as maiores do seu guarda roupa provavelmente. Agora, para guardas os vestidos, o cabide no estilo bumerangue é o mais indicado, tanto como blusas e camisas, quando as roupas forem de tecido fino, lembre-se de colocar uma capa protetora como cobertura, para evitar rasgos e arranhões. Fora os cabides, as gavetas são acessórios ideais do guarda roupa para guardar aquelas peças menores, como lingerie, camisetas, suéteres, meias, etc. Se a gaveta for grande você poderá criar com algumas caixas, pequenas divisórias, assim na mesma gaveta terá espaço para guardar tanto meias, como lingeries e o melhor, tudo organizado. A dica é separar uma gaveta e colocar as calcinhas e sutiãs, sempre separados pela cor, com os seus respectivos conjuntos e colocando também a calcinha dentro do sutiã, em seu bojo. Meias de algodão, lã ou finas podem com toda certeza ficar juntas, mas coloque as meias ficas em sacos plásticos para não correrem o risco de desfiar, muita gente fecha as meias finas como casulos, mas essa é uma prática que deve ser mantida com cuidado, pois o elástico das meias pode esticar e deformá-las.

Pijamas e camisetas, dependendo do tecido não amassam, por isso podem ser guardados enrolados, separados por cores nas prateleiras e colocados dobrados, assim fica bonito e bem fácil de localizar a peça que deseja as blusas de frio fechadas também podem ser guardadas em gavetas, assim como suéteres e roupas de ginástica, que pelo fato de serem leves, não amassam nem precisam ser passadas, na hora que forem ser usadas. Uma boa dica para quem não tem muitas gavetas é comprar algumas caixas coloridas e bonitas, que combinem é claro, para guardar suas lingeries, meias e acessórios, como bijuterias. Falando em acessórios, você pode guarda-los junto em sua gaveta, como echarpes, bonés, luvas e cachecóis, outra dica que também fica bonito e organizado, é pendurá-los no armário, juntamente com os cabides, também separados por cores, para combinar com todo o conjunto do guarda roupa.

Mais sobre Como organizar o guarda roupa

Chegou a hora de uma das coisas que mais importa para a mulher, os sapatos, objetos de desejo para qualquer pessoa do sexo feminino, os sapatos precisam ser cuidados e guardados com muito carinho e não jogados em qualquer lugar de seu guarda roupa. A parte debaixo pode ser organizada para colocar os sapatos, você pode tanto por em caixas que possuem uma janela transparente para poder identifica-los ou também colocar nas caixas e arrumar um em cima do outro, assim você poderá localizar cada um pela sua respectiva caixa e será muito fácil identificar o sapato que deseja colocar, sem contar que estarão protegidos da umidade, de mofo e de poeiras. Você pode também se não gostar das opções acima, colocar os sapatos em caixas e organizá-las por etiquetas, onde você escreve qual sapato é e qual a sua cor, feitas as caixas, empilhe para ganhar mais espaço e arrume os sapatos um do lado do outro, se quiser pode também coloca-los um em cima do outro e se não quiser coloca-los em caixas, proteja-os com tecidos de tela para que possa evitar que os seus sapatos risquem e sejam ventilados. Em lojas de tecidos você pode comprar esses tecidos e acha-los facilmente.

Para guardar as bolsas, use as prateleiras, mas coloque-as sempre com o enchimento de papel que as acompanhavam na compra ou coloque jornais, para que permaneçam bonitas e sem arranhões por mais tempo, para arrumar as bolsas, coloque-as uma ao lado da outra nas prateleiras e continue seguindo o padrão de tamanho e cor, para deixar as bolsas que usa com mais frequência mais fáceis de serem encontradas, você pode optar por ter um mancebo e pendurar as que usa mais no decorrer dos dias. Caso queira guardar as bolsas em sacos, use os do tipo TNT, que são porosos feitos de feltro ou de algodão, pois assim sua bolsa poderá respirar e não irá ficar mofada. Quando você comprar a bolsa, geralmente esse saco acompanha o produto, aproveite e guarde logo na hora da compra, assim você pode usar para protegê-la na hora de guardar e no tamanho ideal para a bolsa.

Para não deixar cheiro e conservar as roupas no guarda roupa, bolinhas de naftalina são muito usadas, mas tome cuidado que se usá-las em excesso, o cheiro da naftalina pode impregnar em sua roupa, por isso coloque sempre envolvida por uma meia mais velha que você não usa mais e não use em exageros. Cubinhos de cânfora também são ótimos, pois podem ser usados tanto para combater o mofo como para também deixar um agradável cheiro de limpeza, esses cubinhos também podem ser encontrados em forma de sachê perfumados, para ser colocados nas gavetas, em caixas e entre os cabides das roupas. Uma dica que é muito eficaz, é o uso do giz de quadro negro, é só espalhar alguns gizes pelo guarda roupa para que absorvam a umidade em poucos dias, a única desvantagem é que eles devem ser trocados regulamente. Outra coisa ruim que pode entrar no seu guarda roupa são as traças, caso haja suspeita de que elas estejam passando e fazendo a festa em seu guarda roupa, você deve tirar tudo e colocar para tomar um pouco de sol, um pano úmido com sabão neutro passado no móvel é ótimo para afastar esses bichinhos e um desumidificador ou se não sílica em gel pode eliminar o mofo com eficácia. Espere e só quando o armário estiver totalmente seco, guarde novamente as roupas.
guarda roupa arrumado



Mais informações por email.

Comentar sobre Como organizar o guarda roupa

Destaque

Receitas de Sopa para Tomar no Inverno

Receitas de Sopa para Tomar no Inverno