Caixa Econômica FGTS inativo

FGTS é o Fundo de Garantia por tempo de serviço, benefício cedido a todos os trabalhadores registrados em regime de CLT.

O Fundo de Garantia por tempo de serviço, é um benefício que serve para ajudar os trabalhadores quando estão desempregados, ou quando desejam investir em algo durável.

FGTS

O que ocorre na maioria dos casos de FGTS, é que essa conta vinculada especifica para esta finalidade na Caixa Econômica Federal que por sua vez fica inativa na maior parte do tempo, já que o benefício só pode ser resgatado após a demissão ou recolhimento a cada dois anos.

Mais sobre caixa Econômica FGTS inativo

A empresa privada deposita nesta conta própria ao trabalhador oito por cento de seu salário bruto. Qualquer profissional que está registrado em regime de CLT tem direito ao benefício. Esta conta ter que ser aberta na Caixa Econômica Federal, já que desde 1990 este banco federal regulamenta as questões trabalhistas do Brasil.

FGTS inativo consulta saldo

Para consulta de saldo ou saque, existem dois tipos de contas inativas:

FGTS consulta de saldo

  1. Aquela que permanecer sem crédito de depósitos durante três anos ininterruptos, em razão de rescisão de contrato de trabalho, ocorrida até 13/07/90, podendo o trabalhador, a qualquer momento, solicitar o saque;
  2. Aquela, cujo titular completou três anos corridos fora do regime do FGTS, a partir de 14/07/90, sendo que, neste caso, o saque poderá ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta.

A partir de 2008, as contas inativas puderam ser acessadas através do site oficial da Caixa Econômica Federal, para consulta, basta realizar um cadastro e ter em mãos documentos como o Cartão Cidadão, número do PIS, (que consta no canto superior da Carteira de Trabalho), CPF e RG para verificar se o saque pode ser realizado, cabe ao trabalhador realizar esta tarefa com login e senha, lembrando que é de uso privado sem a intervenção de terceiros.

FGTS inativo posso sacar?

Sacar FGTS retido

Pode, é um direito adquirido do trabalhador ao passar os três anos ele pode sacar na agência que o seu cartão cidadão é cadastrado.

Não tendo o cadastro via internet é só levar os documentos referidos para o saque na sua agência e realizar em algum caixa, presente no interior das agências. Caso não consiga faça em um caixa eletrônico com seu cartão cidadão, caso não consiga recorra ao gerente.

Fique atento a sua caixa de correios já que vai um extrato a cada dois meses, para a verificação do beneficio, que deve ser corrigido de acordo com a lei. Então atenção ao verificar valores.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre contas inativas do FGTS.

26/11/15 por Veronica Ortiz

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Boas informações!

    franbogado

    02/03/16

Comentar