Alimentos que são calmantes naturais

Com todo o estresse causado pela nossas ações diárias, estamos cada vez mais caminhando em direção dos métodos que promovem a tranquilidade e o equilíbrio da mente e do corpo. Para isso, além de exercícios físicos, meditações e várias outras técnicas, também podemos utilizar os alimentos como calmantes naturais, e os resultados são os melhores, pois nada mais indicado do que alimentos para equilibrar todo o nosso ser, tanto físico quanto psicológico. Várias pesquisas foram realizadas com relação à esse assunto, e a eficiência dos alimentos foi comprovada, cada um age em uma determinada região do nosso corpo, mas os principais alimentos que agem como calmantes são as que contém vitaminas B e alguns minerais.

                       

A vitamina B1 atua no metabolismo deproteínas, carboidratos e gorduras, favore a oxigenação no cérebro e por isso melhora o funcionamento do nosso sistema nervoso, também é recomendado para amenizar os sintomas da TPM como as cólicas e dores nas mamas, é encontrado na soja, milho verde, cereais integrais, farinha de trigo e alguns outros alimentos. A vitamina B3 tem a mesma função da B1, é encontrada em atum, leite, carnes, ovos, arroz e cereais integrais. A B6 é responsável pela formação de anticorpos, hemácias da corrente sanguínea e funções neurológicas, também é recomendado para sintomas como o enjôo, dor de cabeça, cólicas e irritação, os alimentos que possuem essa vitamina são o frango, fígado, atum, alho, banana, cereais e outros alimentos. A B12 é essencial para o trato gastrointestinal, medula óssea e sistema nervoso, também é recomendada para sintomas de TPM e pessoas com depressão tem um nível baixo dessa vitamina no corpo, os alimentos que fornecem a vitamina para nós são atum, carne, salmão, ostras, ovos, leites e seus derivados.

Substâncias como o ácido fólico também são importantes para o nosso sistema nervoso, ele reage influenciando na produção de neurotransmissores que promovem a sensação de bem estar para o nosso cérebro, são encontradas no feijão, espinafre, aspargos, soja, laranja, melão, maçã e verduras. O cálcio também é responsável pelo bom humor, encontrado nos leites e seus derivados. O magnésio também tem sua importância e é encontrado no tomate, peixes, espinafre, caju, cereais, soja e seus derivados. Por último, o selênio que age também como antioxidante além de promover o bom humor, encontrado nas castanhas do pará, nozes, amêndoas, peixes, trigo integral e alguns outros alimentos. Desse modo, tente inserir esses alimentos em suas refeições diárias, e com o decorrer do tempo notará uma certa mudança em seu estado de humor e controle emocional.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
20/12/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook