Alimentação saudável para idosos

Uma alimentação saudável é fundamental para se ter uma boa saúde e qualidade de vida para todos, especialmente aos idosos.

idosos se alimentando

Com o chegar da idade o organismo vai perdendo a vitalidade e algumas funções fisiológicas podem ficar comprometidas.

Como a alimentação é combustível para o corpo, a preocupação com o passar das primaveras, ganha grande destaque já que a população brasileira está se tornando uma população idosa saudável e extremamente ativa.

Alimentação equilibrada para a terceira idade

Equilíbrio nas refeições, grande fontes de vitaminas e proteínas não são uma preocupação somente na melhor idade. Porém algumas pessoas que se atentam a este fator tão importante somente quando as propriedades do corpo quando ele se desequilibra.

Senhora preparando alimentos

A ingestão de frutas ricas em vitaminas C, K e do complexo B além de proteína, Ômega 3 e fibras fundamentais para um bom funcionamento estomacal, aliado a queima de carboidrato para dar energia e vitalidade.

O Zinco e a Vitamina D, são grandes aliados para os ossos e a memória, perfeitos para auxiliar o organismo que o metabolismo que não tem a mesma funcionalidade, para isso deve se absorver o máximo dos alimentos, juntamente com exercícios físicos regulares.

Beber muita água e ter o controle alimentar além de ser um grande aliado para auxiliar organismo à ingestão de remédios geralmente para a hipertensão e diabetes.

Alimentação para idosos hipertensos

Ao passar dos anos há um depósito de cálcio nos vasos sanguíneos que vão enrijecendo e tornando mais estreita a passagem do sangue, comprometendo assim a pressão.

pulsação maçã e coração

Sendo pelo fator genético ou pelo desgaste vital, devido ao alto consumo de produtos industrializados,  acometendo a maioria dos idosos e segundo especialistas de acordo com o passar dos anos, isso tende a crescer.

A solução para esse tipo de disfunção do organismo, é uma alimentação com pouco ou nenhum sal, ou a substituição pelo sal rosa  com pouco teor de sódio) ou pelo molho de soja  Soyo em versões Light, sempre com moderação. Alimentos rico em temperos e conservantes, devem ser excluídos para uma vida regrada e mais saudável.

Alimentação para idosos diabéticos

legumes e frutas e medidor de glicemia

No diabetes o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção da substância chamada insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Restringindo assim a alimentação de carboidratos e açúcares na alimentação.

Atualmente temos opções de produtos com ausência de açúcar e sem glúten (gordura trans.)

Alimentos Diet e Light como são chamados, ganham preferência na hora da escolha para quem tem restrições alimentares.

30/10/15 por Veronica Ortiz

   

Mais informações por email

Comentar