A História do Relogio de Pulso

O relógio de pulso teve três inventores, mas desses três o que levou crédito pela invenção foi o brasileiro Santos Dumont.

Os relógios eram utilizados apenas por mulheres, mas o inventor Santos Dumont mudou isso.

Os primeiros relógios usados pelas pessoas foi os relógios de bolso, hoje ainda se vê algumas pessoas usando esses relógios, mas não é em todos os lugares que você vê pessoas com relógios de bolso. Esses relógios eram raros e assim sendo verdadeiras jóias, isso pelo motivo de que não eram todas as pessoas que tinham um relógio desse. Os relógios de bolso eram caros e com isso apenas pessoas ricas tinham esses relógios, hoje em dia esses relógios de bolso costumam ser raridades e quando encontrados em ótimo estado chegam a custar muito, pois os colecionadores de relógios são fascinados por essas peças e adorariam ter em sua coleção, assim fazendo de tudo para te-lo.

A História do Relogio de Pulso

O primeiro modelo de relógio de pulso foi feito por Abraham Louis Bréguet, e esse modelo foi encomendado pela irmã de Napoleão Bonaparte e princesa de Nápoles Carolina Murat, assim sendo algo extremamente caro e quem os tinha na época era apenas pessoas importantes.

A invenção do relógio de pulso também é atribuída à empresa Patek Philippe no fim do século XIX. Nessa época esse modelo era utilizado como acessório exclusivamente feminino, onde teve uma maior atração, os homens não visavam muito o relógio como um acessório masculino, mas ao decorrer dos anos isso mudou.

O mais importante disso tudo é que no final das contas quem realmente levou o crédito por ter inventado o relógio de pulso foi o brasileiro Santos Dumont, ele tem uma grande importância quando falamos em relógios e também sobre outros itens que ele criou.

A invenção de Santos Dumont

A História do Relogio de Pulso

Santos Dumont, durante um voo, estando com as mãos ocupadas, ele teve dificuldade de tirar seu relógio do bolso, então logo teve a ideia de inventar o relógio de pulso e encomendou a seu amigo joalheiro, Louis Cartier, um relógio que ficasse preso ao pulso, para que ele pudesse cronometrar melhor suas experiências aéreas.

A História do Relogio de Pulso

Em março de 1904, Cartier apresentou a ele o que é considerado erroneamente o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro. Entretanto, relógios de pulso já eram conhecidos e usados anteriormente.

O que acontecia é que eram adereços essencialmente femininos e eram geralmente feitos sob encomenda. Na verdade, a Santos Dumont coube a popularização do relógio de pulso entre os homens.

Alguns anos depois a Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas.

Enfim, essa é a história do tão usado relógio de pulso atualmente que é acessório tanto feminino como masculino, e existem hoje em dia milhares de marcas e modelos para todos os gostos e estilos.

Apple Watch

Relógios Modernos

Com a tecnologia hoje temos até relógios com sistema operacional que funcionam junto com o smartphone, diversas grandes marcas como Apple, Samsung, Motorola, Sony, entre outras tem lançado seus relógios que interagem com os smartphones, assim ao mesmo tempo em que você pode ter um lindo relógio de pulso, pode também atender suas ligações, mandar mensagens, ver a hora, medi os batimentos cardíacos, tem mapas, enfim com esses relógios você tem inúmeras utilidades com um simples relógio de pulso.

Revisado em 17/03/2015
Publicado em 25/05/2007 por Fabiano

Mais informações por email


Comentar